quinta-feira, 10 de maio de 2012

FullMetal Alchemist

Sinopse: A história começa em uma pequena cidade do interior, chamada Resenbool, onde vivem os irmãos Edward e Alphonse Elric, filhos de Van Hohenheim (no mangá; Hohenheim da Luz no anime) e de Trisha ElricQuando eram pequenos, o pai misteriosamente abandona a família. Algum tempo depois, Trisha acaba morrendo devido a uma doença antiga que nunca tratou. Desde então, Edward, o mais velho dos irmãos, passou a culpar o próprio pai pela morte da mãe. Arrasados com a morte de quem tanto amavam, tentam ressuscitá-la, utilizando uma técnica proibida da qual tomaram conhecimento lendo um dos livros que Hohenheim havia deixado em casa, sobre Alquimia. Diz a Alquimia que pode-se conseguir qualquer coisa, desde que se pague o que se deseja tanto com um valor equivalente. É a lei máxima da Alquimia, a "Troca Equivalente". Transmuta-se um objeto reorganizando e recombinando as substâncias químicas que compõem o objeto. Como um corpo humano é composto por diversos elementos químicos, em teoria, pode-se criá-lo misturando os elementos certos e em suas devidas proporções. Pondo esta teoria na prática, os irmãos utilizam a receita do livro para trazer a mãe de volta a vida, e, como último ingrediente, acrescentam uma gota seu de sangue, que carrega as lembranças genéticas da mãe. Assim, é quebrado o maior tabu da Alquimia: a Transmutação Humana. Entretanto, os irmãos conseguem reviver apenas o corpo da mãe, sem alma. E por terem praticado a transmutação humana, são levados até a Porta da Alquimia (o Portal), onde o preço do corpo da mãe é cobrado: Edward perde sua perna esquerda, enquanto seu irmão Alphonse perde todo o seu corpo. Edward então sacrificou o seu braço direito em troca da alma do seu irmão, que ele selou (utilizando um selo de sangue) em uma antiga armadura.Edward usa Automails (próteses mecânicas) implantadas no lugar dos membros perdidos, então os irmãos Elric partem em busca da lendária Pedra Filosofal, a qual, reza a lenda, amplia os poderes de um alquimista e através dela, fazendo com que possam ignorar a lei da troca equivalente, de modo que eles poderiam de alguma forma, recuperar seus corpos. Para facilitar a sua busca, Edward entra para o exército, tornando-se um Alquimista Federal (por muitos denominados "cães do exército") e passa a ser conhecido pela alcunha de Alquimista de Aço. Durante sua jornada, vários outros personagens vão surgindo, com os mesmos propósitos dos irmãos Elric. (Fonte: Wikipédia) 


Hoje vou falar de um anime que talvez seja o meu favorito (gosto de MUITOS animes, então fica difícil escolher um como favorito u.u). Demorei muito tempo pra assisti-lo e me arrependi amargamente por isso. Odeio ficar enrolando pra ver um anime e quando assisto me apaixono de cara (Fairy Tail é prova disso --'). Enfim, coloquei uma sinopse grande e auto-explicativa pra deixar tudo mais claro e pra ter uma boa noção de como é o anime, pra quem nunca assistiu ou ouviu falar dele.
Falando sobre o anime: sinceramente, não tenho reclamação nenhuma sobre ele. A trama dele é simplesmente fantástica, totalmente original e com personagens que eu particularmente considero inéditos. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o fato de ter duas versões dele. Uma que eu gosto de chamar de ''alternativa'' e a outra que segue a risca o mangá. Primeiro irei falar da primeira versão (irei chama-la de FMA).


Para quem não sabe: FMA seguiu o mangá até mais ou menos o episódio 14, 15. Depois disso, foi criada uma história totalmente paralela ao mangá, com um final bem diferente do planejado pela mangaká. O motivo disso foi que a autora não queria acrescentar fillers no anime e foi decidido que o anime seguiria outro rumo. Se pararmos pra pensar, esses episódios podem ser considerados fillers, mas eu sinceramente não penso assim. Pra mim, FMA teve duas histórias com finais diferentes e ponto. Há quem tenha gostado da primeira versão e há quem tenha gostada da segunda versão, que acompanha o mangá. Detalhes a parte, com o término do mangá, foi decidido que seria feito um novo anime que seguiria a risca o mangá, o chamado FullMetal Alchemist Brotherhood (irei chama-lo de FMAB), para alegria dos fãs que não se contentaram com a história de FMA. A história de FMA é bem diferente da de FMAB. Personagens novos são acrescentados e pessoas ''inocentes'' no mangá são considerados ''vilões'' (aspas, porque não são os tipos de vilões que estão imaginando). O objetivo dos irmãos é o mesmo nos dois animes, mas em cada um eles acabam tomando rumos diferentes. Na minha opinião, em FMA há mais episódios ''comédias'' (embora eu tenha preferido a comédia de FMAB), episódios que são considerados facilmente fillers. A personalidade dos personagens é mantida nas duas versões: Edward sem paciência e invocado, Al sempre calmo e bonzinho, Mustang enchendo o saco do Ed e por ai vai. Personagens novos foram acrescentados em FMA, mas não falarei deles pra não dar spoiler. O anime conta com alguns OVA's também. Sobre o final do anime: pra quem assistiu, sabe que o anime não teve um final exato. O final mesmo só acontece no filme que foi lançado quase um ano depois do término do anime, chamado Fullmetal Alchemist the Movie: Conqueror of Shamballa. Infelizmente ainda não assisti (estou esperando meus filmes chegarem --'), então não posso comentar se é um final bom. Por enquanto, considero apenas o final do anime, que não me agradou muito na verdade. Sobre as músicas: melhores impossíveis. Tanto de FMA quanto de FMAB, as músicas combinaram totalmente. Animadas e com uma letra linda. Todas elas estão habitando meu celular neste momento *-*



Agora, falando sobre FullMetal Alchemist Brotherhood: como já disse, essa segunda versão do anime segue a risca o mangá, tendo apenas uma alteração nos primeiros episódios para não ficar igual aos primeiros episódios de FMA, mas nada com que se preocupar. Já no primeiro episódio observamos os traços do anime, mais colorido e mais ''novo'', diferente de FMA. O anime segue parecido com a primeira versão até mais ou menos a primeira quinzena, para depois tomar outro rumo em direção a história original. Nesse anime temos um pouco mais de romance (sim, isso não é um shojo, mas temos um pouco de romance, coisa que não foi observada em FMA) e talvez seja por isso que eu tenha gostado mais de FMAB. Personagens que não havia na primeira versão surgem e deixam o anime mais interessante, sem contar os ''vilões'', que são totalmente diferentes dos da primeira. O final de FMAB me deixou sem palavras: totalmente emocionante, diferente e com coisas que você não imaginava que iriam acontecer. FMAB tambem gerou um filme chamado Fullmetal Alchemist Brotherhood - The Sacred Star of Milos (e que tambem não consegui assistir ainda --'). Dos dois, considero de longe FMAB melhor do que FMA, talvez porque tenha seguido a risca o mangá. De qualquer forma, assista os dois porque vale muito a pena. O anime também contou com quatro OVA's muito bons por sinal. 


Antes de mais nada: após o fim de FMAB foi lançado 4-Koma Theater. São 16 episódios entre 2-3 minutos que mostram cenas do anime FMAB com outros finais (finais BEM bizarros por sinal). Assista porque são extremamente engraçados. xD

Sites para download:
StrifeProject (4-Koma Theater)


Bom, é isso e até mais ;*










Um comentário:

  1. Comentei no face e comentar aqui tb:
    Está incrível! Primeira vez que acho um texto de qualidade comparando as duas versões do anime!

    ResponderExcluir